sábado, 14 de fevereiro de 2015

Petrobras 2014 - Contador Júnior - Questão #56

Questão

Os gerentes de uma indústria, independentemente de qualquer outra variável, querem ter uma ideia sobre o preço de venda que poderá ser praticado no lançamento de um novo produto que lhes permita recuperar os seguintes elementos, apurados em termos percentuais, estimados para o novo produto, adotando a metodologia do markup:

Percentuais estimados:

Despesas operacionais (administrativas e de vendas): 15% sobre a receita bruta.
Comissões sobre vendas: 5% sobre o preço de venda bruto.
Tributos incidentes sobre o preço de venda bruto: 25%.
Margem de lucro desejada sobre a receita bruta: 10%.
Custo do produto (custeio por absorção): R$ 19,80.

Considerando exclusivamente as informações acima, a formação de preços de venda com base em custos e o método de cálculo do markup, o preço unitário de venda para o produto, em reais, é

(A) 21,78
(B) 30,69
(C) 33,00
(D) 36,00
(E) 44,00


Resolução

O exercício informa-nos sobre marcações sobre a receita bruta e marcações sobre o preço de venda. Como a receita bruta nada mais é do que o produto do preço de venda e das unidades vendidas, falar-se em marcação sobre a receita bruta é o mesmo que se falar em marcação sobre o preço de venda e vice-versa.

O preço final do produto (PV) representa 100% do seu valor. No exercício em questão, desses 100%, temos que 15% referem-se às despesas operacionais, 5% referem-se às comissões pagas, 25% referem-se aos tributos sobre as vendas, 10% referem-se à margem de lucro e os 45% restantes referem-se ao custo propriamente dito. Ou seja, 55% do total do preço referem-se à marcação feita. Matematicamente, podemos exprimir esse raciocínio como:

PV = 100%.
PV = 0,15PV + 0,05PV + 0,25PV + 0,1PV + $19,80
PV – 0,15PV – 0,05PV – 0,25PV – 0,1PV = $19,80
0,45PV = $19,80
PV = $19,80 / 0,45
PV = $44.

Outro modo de resolver a questão é através de uma regra de três simples. Utilizando o mesmo raciocínio acima, sabemos que a marcação refere-se a 55% do preço do produto, sendo os custos de $19,80 referentes aos 45% restantes. Logo:

Markup = 55%
$19,80 = 45%
Markup × 45% = $19,80 x 55%
Markup × 45% = $1.089
Markup = $1.089 / 45%
Markup = $24,20.

Portanto:

Preço de venda = custo + marcação.
Preço de venda = $19,80 + $24,20
Preço de venda = $44,00.

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