Questão
Os gerentes de uma indústria,
independentemente de qualquer outra variável, querem ter uma ideia sobre o
preço de venda que poderá ser praticado no lançamento de um novo produto que
lhes permita recuperar os seguintes elementos, apurados em termos percentuais,
estimados para o novo produto, adotando a metodologia do markup:
Percentuais estimados:
• Despesas operacionais
(administrativas e de vendas): 15% sobre a receita bruta.
• Comissões sobre vendas:
5% sobre o preço de venda bruto.
• Tributos incidentes
sobre o preço de venda bruto: 25%.
• Margem de lucro
desejada sobre a receita bruta: 10%.
• Custo do produto
(custeio por absorção): R$ 19,80.
Considerando exclusivamente as
informações acima, a formação de preços de venda com base em custos e o método
de cálculo do markup, o preço
unitário de venda para o produto, em reais, é
(A)
21,78
(B) 30,69
(B) 30,69
(C)
33,00
(D)
36,00
(E)
44,00
Resolução
O exercício informa-nos sobre marcações
sobre a receita bruta e marcações sobre o preço de venda. Como a receita bruta nada
mais é do que o produto do preço de venda e das unidades vendidas, falar-se em
marcação sobre a receita bruta é o mesmo que se falar em marcação sobre o preço
de venda e vice-versa.
O preço final do produto (PV) representa
100% do seu valor. No exercício em questão, desses 100%, temos que 15%
referem-se às despesas operacionais, 5% referem-se às comissões pagas, 25%
referem-se aos tributos sobre as vendas, 10% referem-se à margem de lucro e os 45%
restantes referem-se ao custo propriamente dito. Ou seja, 55% do total do preço
referem-se à marcação feita. Matematicamente, podemos exprimir esse raciocínio
como:
PV = 100%.
|
PV = 0,15PV + 0,05PV + 0,25PV + 0,1PV + $19,80
|
PV – 0,15PV – 0,05PV – 0,25PV – 0,1PV = $19,80
|
0,45PV = $19,80
|
PV = $19,80 / 0,45
|
PV = $44.
|
Outro modo de resolver a questão é
através de uma regra de três simples. Utilizando o mesmo raciocínio acima,
sabemos que a marcação refere-se a 55% do preço do produto, sendo os custos de
$19,80 referentes aos 45% restantes. Logo:
Markup = 55%
|
$19,80 = 45%
|
Markup × 45% = $19,80 x
55%
|
Markup × 45% = $1.089
|
Markup = $1.089 / 45%
|
Markup = $24,20.
|
Portanto:
Preço de venda = custo + marcação.
|
Preço de venda = $19,80 + $24,20
|
Preço de venda = $44,00.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário